quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Caus na saúde publica do Rio Grande Do Norte vira manchete do jornal HOJE , fora Rosalba


Que VERGONHA governadora! Critico, mais entendo, afinal, nem você nem seus familiares dependem da saúde pública. Mas, na minha opinião, esse tipo de coisa só acontece porque as pessoas se deixar enganar com promessas sem fundamento  ou então trocam seu poder de decisão por promessas que, no fundo, sabem que não serão cumpridas. Os governantes, não estão lá nos fazendo um favor, pelo contrário, são pagos e muito bem pagos para nos representar e buscar melhorias visando o bem comum. Porém, infelizmente nem todos são dignos de seus cargos e da confiança que lhes fora depositada. Alguns são dignos, se esforçam, seja porque se preocupam com a sociedade ou porque sabe que vão precisar do nosso voto na próxima eleição. Mas a "Rosa do Povo" nem se dá ao trabalho de tentar nos enganar...

Dilma confirma redução na conta de luz e critica 'pessimistas'


  Corte na tarifa será de 18% para residências e até 32% para indústrias.

Presidente fez pronunciamento em cadeia nacional de rádio e televisão.

A presidente Dilma Rousseff confirmou nesta quarta (23), em pronunciamento em cadeia nacional de rádio e TV, a redução na tarifa de energia elétrica divulgada mais cedo pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A presidente disse também que "fracassaram" as previsões daqueles que "são do contra" e, segundo ela, afirmaram que o governo não conseguiria baixar o custo da conta de luz.

Segundo Dilma, o corte na tarifa de energia para residências será de 18% e para a indústria, de até 32%, mesmospercentuais informados pela Aneel no início da tarde. Os cortes são ainda maiores que os anunciados pela própria presidente em setembro, quando ela afirmou que a redução média seria de 16% para residências e de até 28% para a indústria.

A nova tarifa entrará em vigor nesta quinta-feira (24), segundo anunciou a presidente, e será formalizada por meio de um decreto e de uma medida provisória.

 Conta de luz  (Foto: Editoria de Arte/G1)


segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Dilma diz que vai acabar com miséria no início de 2014


 Após autorizar construção de adutoras e barragens em São Julião, Dilma vai para o corpo a corpo com populares, na primeira visita presidencial ao Piauí (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)
 (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)

A presidente Dilma afirmou nesta sexta-feira ( 18 ) em discurso de cima de um palanque em Teresina, que pretende acabar com a pobreza extrema antes do fim de seu mandato.

"Nós vamos acabar com a pobreza extrema, na maioria dos estados do Brasil, ainda no ano de 2013. E vamos completar esse processo de tirar da pobreza no início de 2014. É possível e vai ser feito", disse a presidente, sob aplausos.

Para isso, a presidente chamou a atenção dos prefeitos recém-eleitos para a importância da educação, da construção de creches e da abertura de vagas em escolas técnicas.

Imagens mostram que Marte pode ter tido rio de água corrente no passado


Canal Reull Vallis, no polo sul do planeta, tem quase 1.500 km de extensão.
Fluxo de detritos e gelo ajudou a dar as atuais características da região.

 Marte pode ter tido rios de água corrente no passado (Foto:  ESA/DLR/FU Berlin (G. Neukum))

  Estrutura de Marte lembra rio e pode ter tido água líquida no passado 
(Foto: ESA/DLR/FU Berlin (G. Neukum))

A sonda Mars Express, da Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês), registrou imagens de uma região de Marte chamada Reull Vallis, que em um passado distante pode ter sido formada pela passagem de água corrente.

 Marte pode ter tido rios de água corrente no passado (Foto: ESA/DLR/FU Berlin (G. Neukum))
 Vista de cima do polo sul do planeta mostra canal que teria tido água 
(Foto: ESA/DLR/FU Berlin (G. Neukum))


Essa estrutura sinuosa de rochas, que lembra um rio, estende-se por quase 1.500 km de distância e tem vários "afluentes" no polo sul do planeta vermelho.

A foto acima, em alta resolução, mostra um ponto em que esse canal tem quase 7 km de largura e 300 metros de profundidade.

 Marte pode ter tido rios de água corrente no passado (Foto: ESA/DLR/FU Berlin (G. Neukum))
 Montanhas cheias de sedimentos ficam perto de antigo 'rio' de Marte 
(Foto: ESA/DLR/FU Berlin (G. Neukum))

Os astrônomos acreditam que um fluxo de detritos e gelo ajudou a dar as atuais características dessa área durante o período geológico Amazoniano – o mais recente de Marte, que permanece até hoje. Mas a formação do canal pela água líquida é bem anterior, do período Hesperiano, entre 3,5 bilhões e 1,8 bilhão de anos atrás.


Estruturas parecidas, que se acredita terem sido ricas em gelo no passado, também são encontradas em muitas crateras vizinhas do Reull Vallis. E a morfologia desses locais se parece muito com partes da Terra atingidas pela glaciação, segundo geólogos planetários.

A imagem abaixo mostra montanhas próximas com crateras cheias de sedimentos.

Arquidiocese faz preparativos para beatificação de primeira santa carioca


Odetinha, que morreu aos 9 anos, era conhecida pela devoção aos pobres.
Restos mortais foram exumados na última semana, 74 anos após sua morte.

 

A Arquidiocese do Rio de Janeiro inicia na  sexta-feira (18) fez uma série de preparativos para a abertura do processo de beatificação da menina Odette Vidal de Oliveira, conhecida como Odetinha, conforme mostrou reportagem do RJTV na quarta-feira (16). Ela ficou conhecida pela devoção aos pobres e morreu aos nove anos.

Na semana passada, os restos mortais de Odetinha foram exumados, 74 anos após sua morte. Representantes da Congregação para as Causas dos Santos, do Vaticano, acompanharam o procedimento em uma cerimônia restrita.

Na sexta, haverá um ato canônico para marcar o início do processo na Igreja Nossa Senhora da Glória, no Largo do Machado, na Zona Sul. A urna com os restos mortais da menina vai passar, no domingo (20), pela Igreja dos Capuchinhos, Catedral Metropolitana e Igreja da Imaculada Conceição, onde foi construído um túmulo.

BBB 13: Fernanda se descuida e acaba colocando o bumbum todo de fora


 

Fernanda vai trocar de roupa mais uma vez. Tudo pode acontecer! A sister se prepara para tirar o shortinho. Ela verifica se o biquini está no lugar certo... E dá início à ação. 

 

A loira começa a abaixar o short e...Ops! Ela deixa à mostra boa parte do bumbum.

 

Enquanto Ivan continua concentrado em seu equipamento, sem perceber nada... Fernanda nota a exposição exagerada e, com a mão, procura seu biquíni. 

 

Ela puxa a peça de baixo para cobrir o bumbum...Mas o biquini insiste em escapar. Fernanda finalmente controla o problema. 

 

É quando Andressa chega para ajudar a loira na difícil missão de trocar de roupa sem mostrar. 

  

Flagra: Big Brother britânico: participante 'esquece' a toalha e fica nua


  

A modelo Lacey Banghard está no paredão do Big Brother Celebridades, no Channel 5, TV do Reino Unido. 
Sob pressão, Lacey decidiu ir tomar banho totalmente à vontade. Só que a modelo "esqueceu" a toalha. Resultado: saiu do box completamente nua para pegar a toalha!
Para muitos, apenas jogo sujo a fim de ganhar a simpatia dos telespectadores masculinos.
  
Lacey ganhou fama posando de topless para o tabloide britânico "The Sun".

Humorista de A Praça é Nossa morre aos 74 anos


 (Divulgação)O humorista Clayton Silva, da Praça é Nossa, do SBT, faleceu na noite da terça-feira (15) em Campinas, interior de São Paulo.
Clayton tinha 74 anos e lutava contra um câncer já há três anos. 

O humorista estava internado desde o dia 27 de dezembro.

Clayton Silva integrava o elenco de A Praça é Nossa desde 1987 com os personagens Louco e Caipira. Nos últimos anos, devido à saúde debilitada, o comediante fazia poucas participações na atração.

Entre os bordões dos personagens de Clayton na atração estão o “Tô di oio no sinhô” e “êta fuminho bão”.

Em nota oficial o SBT comunicou que o velório do comediante acontece na tarde desta quarta-feira no crematório da Vila Alpina, na zona leste de São Paulo.

Peixe "morcego" causa estranheza em pescadores do litoral piauiense


Peixe morcego 
 

O pescador Didu Mazzulo diz ter sido atacado neste domingo (13) por um peixe "com mãos de morcego" enquanto pescava no Quebra-mar, na cidade de Luís Correia.



Conforme relatou ao site local "Folha de Parnaíba", o peixe, nunca visto por nenhum pescador da região, media aproximadamente 35 centímetros de comprimento. "Ele tinha características de monstro, o mesmo tinha duas mãos como de morcego, pés parecido de coelho, e um chifre de 5 centímetros entre os olhos", exagerou o pescador.
 
 

Didu Mazzulo disse que pescava normalmente quando o animal saltou das águas em sua direção com um ruido estranho e assustador. O homem, que garante não estar contando história de pescador, afirmou que "num golpe de sorte conseguiu abater o bicho".

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Cantora musa dos EUA é eleita a mais bonita do milênio


 (Divulgação)
Beyoncé Knowles, 30, será capa da próxima edição americana da revista "GQ". A publicação elegeu a cantora como a mulher mais bonita do milênio.

"Eu trabalhei muito durante a minha infância para chegar nesse objetivo: com 30 anos, eu posso fazer o que eu quiser", disse.

A cantora se diz muita sortuda de estar na posição em que se encontra agora, mas ressalva dos sacrifícios que foram feitos durante sua carreira.

"Trabalhei mais que quase todo mundo que conheço na industria da música. Eu tento me lembrar que mereço isso", falou.

Beyoncé também revelou os detalhes do próximo álbum, que já tem 50 faixas gravadas e parceria com Justin Timberlake. "Há muito de R&B no disco", contou.

Em fevereiro, a cantora irá se apresentar no intervalo do "Super Bowl", nos Estados Unidos. 

Em 2012, o show de intervalo do evento ficou por conta da rainha do pop Madonna.

Descoberta de vida extraterrestre afetaria religião e filosofia, diz relatório


Segundo texto, humanidade precisa se preparar para possível descoberta.
Fórum Econômico listou 5 temas que deveriam ser debatidos pelas nações.

 A descoberta de vida alienígena, o uso de medicamentos para aumentar a capacidade cognitiva e a mudança completa das condições climáticas na Terra podem implicar em dilemas éticos e provocar alterações na maneira como a sociedade se organiza e em como ela vê a si mesma, aponta a oitava edição do relatório Riscos Globais, do Fórum Econômico Mundial, divulgado esta semana. A organização listou cinco “fatores X” que gostaria de ver nos debates da comunidade internacional em 2013 por terem consequências incertas para o futuro da humanidade.

 Imagem artística mostra como seria o exoplaneta Gliese 581g. (Foto: Lynette Cook / Nasa)

Descoberta de vida extraterrestre implicaria em um
aumento no número de missões no espaço
(Foto: Lynette Cook / Nasa)

Descoberta de vida extraterrestre 

Dado o ritmo de exploração do espaço, é cada vez mais provável se descubra a existência de vida alienígena no sistema solar. Mas quais seriam as consequências dessa descoberta para o fluxo de financiamento da ciência e para a imagem que a humanidade tem de si mesmo?

O asteroide Apophis pode destruir satélites em 2029


 Editora Globo
 Imagens da passagem atual de Apophis por nossos céus // Crédito: ESA

Entre os dias 9 e 10 de janeiro, o asteroide Apophis estará relativamente próximo da Terra, a cerca de 14,5 milhões de km de distância de nosso planeta. Mas na próxima vez que ele nos fizer uma visita, em abril de 2029, há grandes chances de que o encontro não seja pacífico. 

Um estudo da Agência Espacial Europeia (ESA) aponta que o Apophis chegará tão próximo da Terra que poderá destruir alguns satélites em órbita. 

O Apophis tem um diâmetro de 325 metros, 20% a mais de diâmetro do que a Nasa estimava. Isso significa que sua massa também é maior, aumentando cerca de 75%. 

Se, por acaso, o asteroide atingir a Terra, estima-se que seu impacto será de 880 megatons. 

Embora não seja o suficiente para exterminar completamente a vida no planeta, estima-se que a colisão, equivalente à bomba atômica mais poderosa já produzida, possa alterar o clima do planeta por alguns anos. 


Em 2029
Cientistas afirmam que Apophis não vai atingir a Terra em nosso próximo encontro, mas ele estará muito próximo, a 36 mil km de distância. Essa é uma medida menor do que a órbita de muitos de nossos satélites, o que significa que algum deles podem ser atingidos. 



E depois de 2029?
O próximo encontro com Apophis depois dessa data será em 2036 e estima-se que ele tenha uma chance em 250 mil de nos acertar. São números muito baixos, mas, mesmo assim, é uma chance maior do que a que temos de ser atingidos por um raio ao sair na rua. Para garantir, cientistas russos já estão fazendo planos para alterar a rota de Apophis. 


Sugestão: vale conferir este vídeo de Neil DeGrasse comentando como seria se Apophis atingisse o planeta - especificamente, a Califórnia.

Primeira festa do BBB 13 é marcada por clima quente


Primeira festa do BBB 13 é marcada por clima quente

  (Divulgação)

Após a piscina da casa do BBB13 ser liberada durante a Festa Rave, Fani deixa a pista e decide se refrescar. A carioca senta-se na borda da piscina e pede a ajuda de Anamara. A baiana cobre os seios de Fani com as mãos, enquanto a sister de Nova Iguaçu tira o vestido. 

Aslan também dá aquela força e entrega uma blusa preta para que ela vista e aproveite o mergulho.

Pouco depois, Fani decide voltar a dançar e sensualiza à beira da piscina, observada por alguns brothers.

Governo do RN tenta evitar colapso causado pela seca


 (Eduardo Maia/Arquivo DN/D.A.Press)
Representantes da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) e do Instituto de Gestão das Águas (Igarn), anunciaram nove medidas para evitar o colapso no fornecimento de água nos 142 municípios em estado de calamidade, por efeitos da seca no RN. Entre as medidas estão um plano de controle de consumo excessivo - em cidades onde a utilização da água extrapola o recomendado pela Organização Mundial de Saúde -, o fechamento de comportas de reservatórios que façam outros usos da água (que não seja abastecimento humano) e a otimização das obras em execução (adutoras, poços e chafarizes).

Entre as cidades em estado de calamidade, quatro já estão com abastecimento de água sendo feito exclusivamente por meio de carro-pipa. São elas: Antônio Martins, Luís Gomes, Lagoa Nova e João Dias. Outras nove cidades preocupam, porque o nível de água dos reservatórios está abaixo de 23%. São Miguel, José da Penha, Pau dos Ferros, Pilões, São João do Sabugi, Currais Novos, Lucrécia, Olho D'água dos Borges e Tenente Ananias são as que estão em situação mais crítica, segundo informações do secretário estadual de Recursos Hídricos, Gilberto Jales.

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Pânico deve dispensar Panicats em fevereiro


 Carol Belli, Carol Narizinho, Thais Bianca e Renata Molinaro podem ficar de fora do programa em fevereiro (Reprodução)
 Carol Belli, Carol Narizinho, Thais Bianca e Renata Molinaro podem ficar de fora do programa em fevereiro

Os dias de Renata Molinaro, Carol Belli, Carol Narizinho e Thais Bianca no “Pânico na TV” estão contados. A direção do humorístico está decidida a dispensar as atuais Panicats por não terem carisma.

 Segundo o jornal “O Dia”, apenas Babi Rossi será mantida no posto. A morena está com a trupe desde os tempos de Rede TV!. Ela foi a única remanescente do antigo grupo.

O quarteto ainda não foi informado da demissão. Os diretores do programa devem comunicar as beldades apenas em fevereiro quando for feita a primeira reunião de pauta de 2013.

Caso sejam mesmo dispensadas, as atuais Panicats não chegarão a completar nem um ano no posto. O grupo foi anunciado em abril quando a atração estreou na Band.

Americana mantém 40 porcos de estimação em casa


 Ela tem até 22 de janeiro para remover os suínos de sua casa.

 Legislação local proíbe a criação de porcos em bairros residenciais.

 Florence Gruber terá que se desfazer dos cerca de 40 porcos de estimação (Foto: Reprodução)
 Florence Gruber terá que se desfazer dos cerca de 40 porcos de estimação (Foto: Reprodução)

A americana Florence Gruber terá que se desfazer dos cerca de 40 porcos de estimação que mantém em sua casa em Essex, no estado do Vermont (EUA), segundo o jornal “Burlington Free Press”.

Na semana passada, Florence ainda tentou manter alguns deles como animais de estimação, mas a legislação local proíbe a criação de porcos em bairros residenciais.

 Florence Gruber tem até 22 de janeiro para remover os suínos de sua casa  (Foto: Reprodução)
 Florence Gruber tem até 22 de janeiro para remover os suínos de sua casa (Foto: Reprodução)

De acordo com as autoridades locais, ela tem até o dia 22 de janeiro para remover os suínos. 

Essa foi a segunda vez que Florence foi forçada a se desfazer de porcos de estimação. Ela enfrentou uma decisão similar no ano passado em Paulsboro, no estado de Nova Jérsei. 

Travesseiro tem alto-falantes para escutar música ao dormir


Volume é mais baixo e não incomoda quem dorme ao lado na cama.
Som é enviado sem necessidade de fios ao travesseiro.

 Travesseiro SoftSound Pillow tem alto-falantes internos para escutar o som da TV ou músicas (Foto: Divulgação)

  Travesseiro SoftSound Pillow tem alto-falantes internos para escutar o som da TV ou músicas (Foto: Divulgação)

A feira Consumer Electronic Show (CES) não é apenas um evento para mostrar novos televisores e celulares, mas também há muito espaço para invenções e criações inusitadas. 

Uma delas é um travesseiro com alto-falantes da fabricante Brookstone, que tem como objetivo permitir ao usuário escutar o som da TV ou ouvir músicas enquanto está deitato na cama sem usar incômodos fones de ouvido.

 Travesseiro tem controle remoto para controlar volume da TV (Foto: Divulgação)

 Travesseiro tem controle remoto para controlar
volume da TV (Foto: Divulgação)

Segundo a fabricante, o travesseiro SoftSound Pillow chega no segundo trimestre aos Estados Unidos por US$ 130.

Por meio de um sensor colocado na TV, o som do filme ou da partida de futebol é enviado por meio de ondas de rádio frequência para um receptor dentro do travesseiro e o som é reproduzido por meio de alto-falantes instalados dentro dele. O mesmo vale para músicas em smartphones ou em tocadores digitais, que podem ser reproduzidos no travesseiro.

A intenção da fabricante é, ao mesmo tempo, evitar que o som da TV acorde o parceiro que dorme ao lado na cama - o som que sai do travesseiro é baixo mas o suficiente para ser escutado - e evitar o incômodo de se usar fones de ouvido quando se está deitado.

Há um controle remoto acoplado ao travesseiro que permite controlar o volume, ligar e desligar a TV e até colocar um timer para desligar o dispositivo.Há um espaço para baterias e a capa usada na almofada pode ser retirada para a lavagem.

Por R$ 290, hospital chinês oferece quartos para sexo


Objetivo é ajudar casais com dificuldades para ter filhos.
Leitos luxuosos vêm equipados com móveis e objetos sexuais.

 Um hospital em Wuhan, na China, virou uma espécie de motel e oferece quartos para os casais com dificuldades para ter filhos. A diária custa 880 iuans (cerca de R$ 290).

 Hospital em Wuhan oferece quartos para casais com dificuldades para ter filhos (Foto: Reprodução)

  Hospital em Wuhan oferece quartos para casais com dificuldades para ter filhos 
(Foto: Reprodução)

Com exceção de preservativos, os quartos vêm equipados com móveis e objetos sexuais a fim de "apimentar a relação" e ajudar os casais que querem ter filhos e não conseguem.

Os leitos de luxo, apelidados pela imprensa chinesa de leitos de sexo, possuem uma área de 50 metros quadrados.

O hospital também disponibiliza um terapeuta sexual. Para esquentar o ato sexual, há ainda fantasias de enfermeiras e aeromoças, que os pacientes podem usar durante o ato sexual.

Há casos de "infertilidade" que parecem até piada. O especialista sexual Peng Xiaohui, da Universidade Huazhong Normal, destacou que, ao tratar um casal com problemas de fertilidade - a mulher não conseguia engravidar depois de três anos de casamento -, descobriu que o problema era bem simples: o marido tinha confundido a vagina com o umbigo da esposa.

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

CLASSIFICADOS DO BLOG

VENDE-SE UM PARQUE PARA ÁREA DE LASER ,IDEAL PARA VOCÊ QUE ESTÁ ABRINDO SUA ESCOLA EM RETORNO DAS FÉRIAS OU PARA PESSOAS QUE TENHA COMO ATRATIVO O PUBLICO INFANTIL.
MAORES INFORMAÇÕES LIGAR NO CELULAR 9802-7195.

                                                               IMAGENS



segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Governo do RN decide não prorrogar calamidade na saúde pública


Governadora Rosalba Ciarlini, o titula da Sesap, Isaú Gerino, e o coordenador do Plano, Luiz Roberto Fonseca (Foto: Ricardo Araújo/G1)
Passados seis meses da decretação de estado de calamidade pública na Saúde do Rio Grande do Norte, através do Decreto nº 22.844 assinado no dia 4 de julho de 2012, o cenário nos corredores dos hospitais mantidos pelo Governo do Estado pouco mudou em relação ao período anterior à confirmação da situação calamitosa. Para a governadora Rosalba Ciarlini, entretanto, "o terreno para a colheita da melhoria foi preparado" e, em breve, a população potiguar começará a sentir os efeitos dos 180 dias do Decreto, que culminou na liberação de recursos federais e posterior financiamento de reformas e ampliações de unidades hospitalares, ativação de novos leitos de clínica médica e Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Há, ainda, uma novidade que ainda não foi detalhada pelo Executivo Estadual: a criação da Força Estadual de Saúde.
"Nós preparamos o terreno para colher a melhoria. Nós temos que pensar a Saúde como um todo: na prevenção, vigilância e no tratamento", argumentou a governadora, que é médica pediatra. Ela destacou, ainda, que tudo o que se refere à Saúde deve ser tratado com prioridade. Indagada, porém, sobre a realidade dos corredores do Hospital Walfredo Gurgel, em Natal, irem de encontro com o discurso defendido pelo Governo do Estado, Rosalba Ciarlini respondeu com ênfase: "Nós não estamos dizendo que acabamos com as filas, com os pacientes nos corredores. Nós estamos ampliando a oferta de leitos e isto será sentido em breve. As reformas estão sendo feitas e há leitos de retaguarda em diversos hospitais. Eu reconheço e sei que a gente tem muito o que melhorar".
Rosalba Ciarlini: "Sei que a gente tem muito a melhorar" (Foto: Ricardo Araújo/G1)Rosalba Ciarlini: "Sei que a gente tem muito a
melhorar" (Foto: Ricardo Araújo/G1)
Dentro do Plano de Enfrentamento para os Serviços de Urgência e Emergência, o Governo do Estado incluiu a criação da Força Estadual de Saúde. O anúncio do novo projeto, porém, foi superficial e não detalhou quanto será investido, quantos profissionais estarão envolvidos e de que forma atuarão e qual infraestrutura será disponibilizada. "Será um custo mínimo. Não terão custos adicionais. A Força Tarefa irá atuar em situações de calamidade, em mutirões de cirurgias, em casos de greves, em catástrofes", limitou-se a comentar a governadora. Ela adiantou, contudo, que não próxima semana será publicado um decreto oficializando e detalhando a operacionalização da Força Estadual de Saúde. Além desta iniciativa, Rosalba disse que mais nove enfermeiros e 22 médicos aprovados no último concurso da Secretaria Estadual de Saúde (Sesap) foram convocados nesta sexta-feira (4).
Corredores liberados em até um ano
Kátia Mulatinho: "Esperamos que em um ano não tenham mais pacientes no corredor" (Foto: Ricardo Araújo/G1)Kátia Mulatinho: "Esperamos que em um ano não
tenham mais pacientes no corredor"
(Foto: Ricardo Araújo/G1)
Segundo a secretária adjunta da Sesap, Kátia Mulatinho, serão necessários pelos menos mais 365 dias para que os corredores do Hospital Walfredo Gurgel sejam esvaziados. "Há uma superlotação nas maternidades, hospitais e uma falência da Saúde do Municiípio de Natal, temos que reconher isso. Mas em relação ao Hospital Walfredo Gurgel, eu acredito que em até um ano não teremos mais pacientes nos corredores, com a ampliação dos leitos", asseverou.
Para o titular da Sesap, Isaú Gerino, o esforço do Estado só será cessado quando não existirem mais pacientes nos corredores, pois isto mancha a imagem do Governo. "Foi plantada a semente. Está sendo adubada, irrigada e estamos vendo os primeiros brotos, brotarem", metaforizou o secretário em relação aos avanços na Saúde estadual.
Objetivos alcançados
Luiz Roberto Fonseca: "Quando vocês viram 12 hospitais em reforma no RN?" (Foto: Ricardo Araújo/G1)Luiz Roberto Fonseca: "Quando vocês viram 12
hospitais em reforma no RN?"
(Foto: Ricardo Araújo/G1)
Para o coordenador do Plano de Enfrentamento para os Serviços de Urgência e Emergência, Luiz Roberto Fonseca, o encerramento do prazo do vigência do decreto coincide com "o alcance pleno dos objetivos traçados" ao longo dos últimos 180 dias. "Encerramos o decreto com os objetivos plenamente alcançados. Sanaremos os problemas com a ampliação dos hospitais e leitos e melhorias na infraestrutura. Quando vocês viram 12 hospitais estaduais sendo reformados simultaneamente no Rio Grande do Norte", indagou Fonseca. Ele enfatizou que o Plano de Enfrentamento não se encerra com o fim do decreto e disse, ainda, que " este é o retrato de uma gestão que, em seis meses, deu uma resposta na melhoria da infraestrutura dos hospitais".
Para ele, os municípios devem assumir suas responsabilidades na área da Saúde. Visto que, o custeio é tripartite - União, Estado e Municípios - com os municípios atendendo os casos de baixa e média complexidade e os Estados com os casos de alta complexidade. "Nós temos um compromisso com os pacientes. Se nós fechássemos as portas do Walfredo Gurgel, para onde mandaríamos os pacientes que não são urgência e emergência? Para onde? Nós mantemos os hospitais para atendimento de casos que são responsabilidade dos municípios", enfatizou Luiz Roberto Fonseca. Ele enfatizou, ainda, que diferente das informações que circulam sobre a inoperância do helicóptero do Governo do Estado, Potiguar I, por falta de combustível, a aeronave passará por manutenção periódica a partir do próximo dia 15 de janeiro e não falta combustível.Com a oficialização da calamidade na Saúde pública estadual, o Governo do Estado garantiu o repasse de R$ 86 milhões diluídos em doze parcelas que começaram a ser repassadas pela União no mês de setembro do ano passado. Além desta monta, o Executivo Estadual financiou mais R$ 30 milhões em contrapartida. Luiz Roberto Fonseca lamentou o fato de Natal ser a única capital brasileira a não dispor de um hospital mantido pelo Executivo Municipal e, ainda, o fato da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Cidade da Esperança permanecer fechada, mesmo pronta. "O Município, inclusive, já recebeu em torno de R$ 2,4 milhões para o custeio da Unidade. Isto mesmo antes da saída da ex-prefeita Micarla de Sousa", ressaltou.