O papa João Paulo II – santidade que conquistou os brasileiros – visitou Natal há 21 anos. Na ocasião, a santidade participou do encerramento do Congresso Eucarístico Nacional, abençoou a catedral e plantou um pau-brasil – árvore tipicamente brasileira. Para celebrar o aniversário da visita papal à capital potiguar, a Arquidiocese de Natal realiza, na noite desta quarta-feira (28), às 20h, no subsolo da Catedral Metropolitana, a 'Camerata de Vozes do Rio Grande do Norte', coral de vozes que mostrará a mesma composição apresentada ao papa em 1991.
“Será um momento emocionante. Vamos relembrar a composição que fizemos especialmente para o papa. Na época, eu era regente do Coral Canto do Povo. Depois da apresentação ele disse: - canto do povo, canto de Deus. Acho que foi um sinal de que ele gostou”, relembrou o Monsenhor Pedro, regente da Camerata.O encontro será destinado, segundo a Arquidiocese, principalmente aos músicos do estado e à imprensa. A Camerata de Vozes do RN tem 34 componentes, todos selecionados pelo próprio regente, Monsenhor Pedro. O grupo fará um roteiro didático, oferecendo ao público informações a respeito da arquitetura sacra.
Visita do papa João Paulo II
Em 1991, o Congresso Eucarístico Nacional – principal evento católico – foi sediado em Natal. O encerramento do encontro, que reuniu milhares de fiéis, foi realizado pelo papa João Paulo II. A santidade chamou atenção pelo carisma e simplicidade.
A maior autoridade da Igreja Católica ficou hospedada na Casa de Treinamento da Arquidiocese de Natal, no bairro de Ponta Negra. No quarto 101, sem luxo, o papa permaneceu durante quatro dias, como lembrou o Monsenhor Pedro, que foi o cicerone de João Paulo II.
“Ele não fez exigências e comia de tudo. Toda a alimentação dele foi feita pela cozinheira da casa. Ele era muito simples”, enfatizou o monsenhor.
Na ocasião, o papa João Paulo II fez questão de plantar um pau-brasil para deixar sua marca na cidade. Depois de 21 anos, a árvore está grande e pode ser vista na casa em que ficou hospedado, em Ponta Negra.
Na primeira e única visita a Natal, a terceira ao país, o papa abençoou a cripta - Capela do Santíssimo – da Catedral Metropolitana. O local fica no subsolo da igreja, onde é constantemente contemplado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário