O ministro Joaquim Barbosa tomará posse na presidência do Supremo Tribunal Federal (STF) hoje (22). A cerimônia, às 15h, terá a presença da presidente Dilma Rousseff, dos presidentes do Senado, José Sarney, e da Câmara dos Deputados, Marco Maia. O ministro Ricardo Lewandowski assumirá a vice-presidência do Tribunal.
Barbosa será o primeiro negro a comandar a Suprema Corte, é bastante ligado a questões raciais e faz referências ao assunto em discursos, votos e conversas e passou a integrar o STF após convite do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2003, quando atuava como procurador no Rio de Janeiro.
O novo presidente é conhecido pela rigidez no julgamento de processos envolvendo corrupção e desvios éticos. Nos casos de grande repercussão social, Barbosa associa a argumentação técnica à defesa de valores que vêm ganhando força na sociedade democrática pós-Constituição de 1988, como "o conceito de transparência na administração pública, o direito de minorias e as liberdades do cidadão".
O novo presidente do Supremo costuma se envolver em discussões com colegas no plenário. Em pelo menos uma vez, já se retratou publicamente depois de dizer que o ministro Ricardo Lewandowski - revisor do processo do mensalão - estaria advogando para os réus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário