sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Santa-cruzense se torna membro permanente do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte


A geógrafa e proprietária do Museu Rural Auta Pinheiro bezerra, localizado na zona rural de Santa Cruz, Cleudia Bezerra, é a primeira santa-cruzense a tomar posse como sócia efetiva do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte.

O instituto é um dos mais importantes espaços culturais e históricos do Estado. Criado em 1902, é o mais antigo espaço cultural do Rio Grande do Norte, abrangendo diversos trabalhos importantes para a cultura e história do estado.

A posse de Cleudia Bezerra será na próxima sexta-feira, às 20h, no auditório do Instituto. 

Além dela, mais 14 pessoas, entre historiadores e geógrafos e escritores, que tem um trabalho pela história e geografia do Estado também são serão empossadas.

A escolha de Cleudia Bezerra para o instituto se deu devido a obra escrita pela geógrafa e também pelo trabalho desenvolvido por ela no Museu rural Auta Pinheiro bezerra, que conta um pouco da história e cultura do estado, especialmente da região Trairi.

Os Institutos Históricos e Geográficos são responsáveis pelos acervos documentais que guardam grande parte das fontes da história colonial, imperial e republicana brasileira.

O Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, uma das entidades culturais mais antigas do Estado foi fundado, em Natal, a 29 de março de 1902, durante o primeiro Governo de Alberto Frederico de Albuquerque Maranhão, num momento enfático de preocupação com a preservação do patrimônio histórico-documental do estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário