O período de janeiro a março de 2013 terá um regime de chuvas “entre normal e abaixo do normal”.Esse foi a conclusão de meteorologistas de vários estados, reunidos desde a última segunda-feira em Campina Grande, acerca dos primeiro trimestre do próximo ano.Mesmo com a previsão desanimadora da meteorologia, os agricultores do Seridó, em especial de Caicó e São José do Seridó, acreditam nas chamadas “experiências”. Elas tomam conta do imaginário do sertanejo.
São evidências consideradas pelo homem do campo para decidir se é hora de preparar a terra as quais não têm comprovação científica. O dia oito de dezembro, por exemplo, é utilizado. Como o “tempo” amanheceu nublado, ou “bonito pra chover”, como o próprio sertanejo define, algumas pessoas começam a criar esperanças de um 2013 chuvoso.
Dentre esses, Rufino Medeiros, 70 anos, é um dos mais crédulos. Após ver a “experiência” positiva no último dia oito, ele começou a preparar a terra para as chuvas do próximo ano na pequena propriedade que mantém na Zona Rural de Caicó. “Tenho fé que vamos ter um ano chuvoso porque a experiência do dia de Nossa Senhora da Conceição não falha”, aponta Rufino, que possui duas vacas, um garrote e uma bezerra no sítio de poucos hectares às margens do açude Retiro. Já Francisco das Chagas dos Santos, produtor de São José do Seridó, só acredita na “experiência” do dia de Santa Luzia. “Quem tem fé mesmo não erra. Se chover no dia de Santa Luzia, é inverno certo”, disse. O dia de Santa Luiza foi quinta-feira passada. Não choveu em São José do Seridó e nem em Caicó.
Tribuna do Norte
Nenhum comentário:
Postar um comentário